Complicações neurológicas do Zika
Publicado: 11/03/2017
Atualizado: 13/03/2017
Publicado: 11/03/2017
Atualizado: 13/03/2017
Conteúdo
A infecção pelo Zika Vírus pode causar alterações no cérebro de adultos e crianças, que podem ser vistas em exames de imagem.
Algumas dessas alterações são típicas e podem ajudar a diagnosticar o vírus, mesmo em gestantes que não tenham sintomas.
Ao se encontrar alterações assim, deve-se pensar em Zika, mesmo que a gestante não tenha ficado doente durante a gestação, e mesmo na ausência de microcefalia.
A microcefalia é apenas um dos sinais clínicos para o diagnóstico de Zika e o bebe pode ter alterações internas mesmo com o tamanho cerebral normal para sua idade.
Adultos saudáveis podem apresentar alterações neurológicas depois da infecção pelo vírus Zika. Algumas complicações do vírus Zika em adultos:
Pessoas com sequelas (complicações irrecuperáveis do vírus) não possuem mais o vírus, mas o corpo deles ainda está sendo destruído por uma doença autoimune deflagrada pela infecção (quando o próprio sistema imune da pessoa ataca o organismo para destruir uma infecção que já não está mais lá)
O Zika Vírus causa problemas em gestantes, bebês e adultos.
Fonte:
Desde 2015 meu pai não tem diagnóstico. Teve dengue, e mais uma contaminação sugestiva por Zika, em um mês foi perdendo todas as noções cognitivas. Ficou 3 meses internado, saindo com o diagnóstico de DCJ. Não tinha nada no líquido cefalorraquidiano. Veio acamado para casa, mas teve recuperação e a neurologista descartou a doença. CID 163 e 169. Agora retrocedeu na recuperação com as perdas cognitivas. Hoje é 23/05/19. Caso tenham algum interesse no caso estaremos a disposição.
ele precisa fazer avaliação e acompanhamento primeiramente com o neurologista clínico.