O Cartaz HIV Positivo: depoimento Teresinha Martins HIV/AIDS Vídeos 15/02/201601/11/2022 Conteúdo ToggleO cartaz diz em letras menores: Compartilhe O preconceito ainda é uma grande razão de sofrimento para os pacientes vivendo com HIV. A desinformação é a principal arma contra o preconceito Um cartaz entre tantos outros chama atenção de quem passa pelo Largo da Batata, em São Paulo. Você Suspeita Estar com Alguma Infecção? Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista. Ligar agora Whatsapp Ele é da cor branca, com os dizeres em vermelho, o cartaz anuncia: “Eu sou um cartaz HIV positivo” e, ao lado, uma pequena gota de sangue. Trata-se de uma campanha da Organização Não-Governamental Grupo de Incentivo à Vida – GIV. Este grupo luta contra a discriminação com portadores de HIV. No final de abril, a ONG publicou nas redes sociais o vídeo com a reação das pessoas ao cartaz. O cartaz diz em letras menores: “Sou exatamente como qualquer outro cartaz, com um detalhe: eu sou HIV positivo. É isso mesmo que você leu. Sou portador do vírus. Nesse momento você pode estar dando um passo pra trás e se perguntando se eu ofereço perigo”. Mas, na verdade, não há risco de contágio, explica o médico Artur Kalichman na gravação. O vírus não resiste ao entrar em contato com ar. O “medo” de chegar perto do cartaz seria o mesmo medo que algumas pessoas têm de soropositivos. O objetivo da campanha, segundo o diretor da organização, Cláudio Pereira, é mostrar que portadores do vírus não são um “bicho-papão”, e tentar trabalhar a discriminação — que, na sua opinião, ainda é recorrente. Pereira destaca que a tecnologia do tratamento avançou muito nos últimos anos, e que a possibilidade de contágio é “quase zero”, desde que haja tratamento adequado. A filmagem mostra também a produção da campanha, em que nove voluntários doaram sangue HIV positivo para a produção de 300 cartazes. Além do sangue que foi doado, na medida em que muitas pessoas estão em tratamento, já não tem o HIV em quantidade suficiente para infectar alguém”, explica o médico no vídeo. A campanha ganhou notoriedade e foi também exibidas em alguns países como México e Filipinas, além de ganhar diversos prêmios, um deles foi o Leão de Bronze no festival de Publicidade de Cannes 2015 na categoria press. O texto do cartaz reforça a humanização, fazendo um paralelo com a pessoa portadora do vírus. Sempre destacando que todos podem conviver normalmente com alguém que é HIV positivo. Veja abaixo o depoimento de Teresinha Martins Você também pode se interessar por:Conheça as Causas de Língua BrancaVacinas mais importantes para os adultosHistória do HIVCompartilhe Não tenha vergonha do HIV! 'Reserve a sua Consulta Hoje. Ligar agora Whatsapp