Especial Febre Amarela: Como Avaliar o Risco-benefício da Vacinação
Publicado: 20/02/2018
Atualizado: 25/03/2018
Publicado: 20/02/2018
Atualizado: 25/03/2018
Conteúdo
Pessoas com contra indicações à vacinação contra a Febre Amarela possuem maior risco de evoluir com complicações vacinais graves.
Para definir Quem pode ou não pode se vacinar contra a Febre Amarela, existem as Contra indicações absolutas (pessoas que NÃO PODEM receber a Vacina Contra a Febre Amarela em NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA) e as Contra indicações relativas (pessoas que, em situações de risco aumentado de infecção devem ser avaliadas pelo seu médico)
Assista a este vídeo e saiba quais são estes casos e como o médico que acompanha a pessoa deverá avaliar o risco e benefício de receber a vacina.
Pessoas suscetíveis são aquelas que estão em risco de se infectar.
Para estar suscetível à infecção pelo Vírus da Febre Amarela, a pessoa deve estar nestas 2 situações abaixo:
Pacientes com infecções agudas como quadros gripais, devem preferencialmente aguardar para se vacinar após a resolução desses quadros.
Pessoas sabidamente alérgicas ao ovo deverão ser avaliadas por um médico antes de serem vacinadas para verificar o risco benefício desta vacinação.
Caso o médico oriente a vacinação, ela deverá ser realizada em local com estrutura adequada para atendimento de urgência e emergência e deverá permanecer em observação na unidade por pelo menos duas horas após receber a vacina.
Doenças que possuem restrições para o recebimento da vacina (ou seja, devem ser autorizadas pelo médico antes de vacinar)