Você está aqui
Home > Infecção Viral > Vacinação de bloqueio contra a caxumba

Vacinação de bloqueio contra a caxumba

vacinação de bloqueio
Compartilhe
  • 12
    Shares

 O que é a vacinação de bloqueio?

É a prevenção da Caxumba feita por uma vacinação realizada logo depois de um suposto contato com alguém doente.

A vacina previne o desenvolvimento da doença ou impede que a pessoa se torne uma portadora assintomática.

Portador assintomático é aquele que tem a bactéria no corpo sem estar doente, elas também podem transmitir.

O bloqueio é realizado com a mesma vacina de proteção.

Existem 2 vacinas, a Tríplice viral (MMR) que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola e a Tetra viral que protege contra o Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (Catapora) que não é usada para bloqueio, mas pode ser usada na segunda dose.

A tetra pode ser administrada em crianças acima dos 12 meses até ou 12 anos. Já a tríplice pode ser administrada para crianças acima dos 12 meses, adultos e idosos.

Quem deve receber a vacinação de bloqueio?

Todas as pessoas suscetíveis (aqueles que possuem proteção contra o vírus) que foram comunicantes de pessoas com diagnóstico suspeito ou comprovado de Caxumba.

Quais são as pessoas suscetíveis?

  • Pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina
  • Pessoas que tomaram apenas uma dose da vacina
  • Pessoas que tomaram 2 doses com menos de 30 dias entre elas
  • Pessoas que não possuem documentação vacinal dessas doses nem comprovação laboratorial de proteção (sorologia positiva para caxumba mostrando anticorpos de proteção)

Caso o comunicante tenha recebido uma dose da vacina com menos de 30 dias antes da exposição, não há necessidade de vacinação de bloqueio, têm-se somente que se fazer a segunda dose após um mínimo de 30 dias da primeira.

Quem é considerado comunicante?

Comunicantes são todos aqueles que tiveram contato próximo à pessoa doente em um período entre 7 dias antes de começar os sintomas até 8 dias após.

Como fazer a vacinação de bloqueio?

A primeira dose de MMR deve ser aplicada o mais rápido possível

A segunda dose deve ser feita pelo menos 30 dias após a primeira dose.

Se a criança tiver entre 12 meses e 12 anos anos pode tomar a tetra viral como a segunda dose.

Caso seja maior de 12 anos e não tenha tido Catapora, pode-se aproveitar a oportunidade para vacinar com as duas vacinas separadas nessa segunda dose, MMR + varicela, ao mesmo tempo, em locais diferentes.

Caso a pessoa tenha já tomado a primeira dose da MMR em algum momento da vida após os 12 meses de idade, há menos de 30 dias, aplicar apenas a segunda dose.

Crianças de 6 a 11 meses: não podem ser vacinadas

Fonte:


Compartilhe
  • 12
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

18 thoughts on “Vacinação de bloqueio contra a caxumba

    1. Os limites de idade para algumas vacinas da infância existem porque não existem estudos comprovando sua segurança caso feito com idade menor e/ou estudos comprovando eficácia ou proteção caso sejam feitos depois.

  1. Boa tarde! Entrei em contato com uma pessoa que no dia seguinte apresentou os sintomas de caxumba. 48h depois do contato tomei a vacina triplice viral. Quais benefícios posso ter, caso o vírus tenha me atingido no dia do contato? Quero saber se adiantou de alguma coisa eu ter tomado a vacina por causa desse contato especificamente. Me disseram que tem um período de 72h pra tomar a vacina de bloqueio. Isso é verdade? Obrigada pela atenção!

  2. Bom dia ! Minha mãe de 86 anos, nunca teve caxumba mas teve vários episódios de contato com doentes, inclusive eu, que tive na infância . Agora , novamente teve contato com pessoa que está com caxumba ! Ela precisa ser vacinada ? Obrigado

    1. Sugiro que procure um médico infectologista para que a avalie e peça exames. Ela ter desenvolvido anticorpos contra o vírus mesmo sem ter tido sintomas da doença.
      A idade não é contra indicação para ela receber a vacina, caso esteja indicada.

  3. Se meu bb não fez a segunda dose, e tem contato com alguém com caxumba, e contrai ele pode vir a óbito? Ele tem 2 ano e 8 meses

  4. Dr trabalho na area da saúde e precisei me vacinar contra caxumba, dois dias após comecei a sentir inchaço nos gânglios é normal?

  5. Estou no décimo dia após o surgimento dos sintomas da caxumba e agora é que parece estar diminuindo as dores e o inchaço. Procurei manter todo o cuidado para meu marido não pegar de mim. Ele não apresentou sintoma algum até agora mas seria recomendado ele tomar vacina para evitar? E se ele já estiver com o vírus sem saber, pode proteger de evoluir ou vai potencializar a doença?

    1. SE ele já tiver tido contato com o vírus, a vacina não vai ajudar em nada. Caso ele nunca tenha tido caxumba na vida, ele pode procurar um médico infectologista para pedir os exames sorológicos e verificar se ele possui anticorpos e caso não os tenha, vacina sim estará indicada opara ele.
      Ou pode também tomar a vacina diretamente. Contudo, a vacina o protegerá de possíveis contatos futuros e não ao esse de agora.

  6. Tomei a vacina em 99 e era dose única, meu namorado pegou caxumba e tive contato com ele, gostaria de saber se caso eu tomei a segunda dose se tenho risco de passar a doença a um bebê de 2 meses

    1. Bom dia. Nenhuma vacina possui 100% de efetividade. A efetividade da vacina contra a Caxumba é estimada em 95%. Sendo assim, não é recomendado o contato com a pessoa portadora do vírus até uma semana depois que o quadro se instalou. A pessoa infectada deverá procurar um médico infectologista de confiança para uma avaliação completa do quadro.

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top