Você está aqui
Home > Vídeos > Especial Febre Amarela: Preciso Receber Quantas Doses da Vacina?

Especial Febre Amarela: Preciso Receber Quantas Doses da Vacina?

Doses da Vacina
Compartilhe
  • 16
    Shares

Anteriormente, eram recomendadas, em todo o mundo, 2 doses da vacina contra febre amarela, sendo a segunda dose de reforço após 10 anos da primeira. Não era necessário mais nenhuma dose adicional.

Doses da Vacina Contra Febre Amarela

A partir de 2016, a Organização Mundial da Saúde – OMS recomendou a dose única (da dose inteira) como padrão de imunização para todo o País, devendo ser tomada apenas uma vez na vida.

Vacina Fracionada Contra Febre Amarela

Já a dose fracionada mantém níveis protetores de anticorpos no organismo por 8 anos e deve-se realizar a segunda aplicação após 8 anos da primeira. Saiba mais sobre esse assunto, assistindo a este vídeo:

Considerações sobre a Vacina contra a Febre Amarela:

  • Crianças menores de 2 anos de idade não devem receber a vacina tríplice viral ou a tetravalente (sarampo-rubéola-caxumba-varicela) simultaneamente, devendo aguardar o intervalo mínimo de 30 dias entre essas vacinas e a vacina contra febre amarela.
  • Em situações de surto, em que a vacina é antecipada para os 6 meses de idade, não é considerado vacinação de rotina, devendo ser realizada uma segunda dose aos 9 meses, e o reforço aos 4 anos de idade.
  • Mulheres que estão amamentando bebês menores de 6 meses de idade e para as quais a vacinação não pode ser postergada, o aleitamento deve ser interrompido por 28 dias (no mínimo 15 dias), período em que há risco de transmitir o vírus vacinal pelo leite e contaminar o lactente. A paciente pode fazer a ordenha do leite antes da aplicar a vacina, mantendo congelado por 28 dias em freezer ou congelador.

O leite materno de quem recebe a vacina possui os anticorpos contra a Febre Amarela.

Desse modo, mães vacinadas podem proteger o seu bebê através da amamentação até o 6º mês de vida.

 

Veja os postos de vacinação para a Febre Amarela em São Paulo.

Fonte:


Compartilhe
  • 16
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

Dúvidas em: “Especial Febre Amarela: Preciso Receber Quantas Doses da Vacina?

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top