Estudo aponta suplementos que podem rejuvenescer os músculos
Publicado: 31/07/2017
Atualizado: 05/08/2017
Publicado: 31/07/2017
Atualizado: 05/08/2017
Conteúdo
Whey protein é amplamente usado por jovens que querem ganhar massa muscular (hipertrofia).
Mas o suplemento alimentar proteico serve para muito mais.
Quando usados de forma regular, associados a outras medidas para o estilo de vida saudável e a atividade regular de atividade física muscular, esse ingrediente pode ser a fórmula para rejuvenescimento dos idosos.
A Sarcopenia (deterioração da massa e força muscular) faz parte do processo de envelhecimento.
Isso aumenta o risco quedas, fraturas ósseas, alterações metabólicas e dependência nas atividades de vida diária.
Um estudo foi realizado por pesquisadores da McMaster University. Foram formados dois grupos de homens maiores de 70 anos de idade.
Um grupo fez uso de proteínas e outros suplementos nutricionais por 6 semanas enquanto o outro grupo tomou apenas placebo. Ambos os grupos passaram 6 semanas sem atividades físicas.
Depois realizaram 12 semanas de treinamentos com exercícios progressivos alternando treinamento de alta resistência com o de alta intensidade. (Este tipo de treinamento é o que apresenta melhor resultado para ganho de massa muscular).
Após as primeiras 6 semanas, houve um ganho de 700g de massa muscular. (Um idoso pode perder essa mesma quantidade de massa muscular em 1 ano).
A suplementação associada aos treinamentos, otimizaram esse ganho, principalmente ao serem comparados com os que utilizaram placebo.
A ideia agora é continuar os estudos incluindo mulheres idosas e diferentes populações que possam se beneficiar do aumento da massa muscular.
Não se trata apenas do aumento da expectativa de vida e sim da qualidade de vida.
O vírus HIV causa um estado inflamatório crônico generalizado que leva a um envelhecimento precoce do organismo como um todo.
O TARV e a manutenção do vírus em níveis indetectáveis no sangue reduzem extraordinariamente esse processo, mas não totalmente.
Considerando isso todas as práticas para o rejuvenescimento e não envelhecimento da população em geral devem ser adotadas para todas as pessoas que vivem com vírus HIV.
Fonte:
Tenho uma dúvida o paciente com HIV/AIDS pode usar de suplementos alimentares normal sem levar em conta sua função renal, Pois a TARV com o tempo trás um série de cuidados com alguns pacientes devido a toxidade dos medicamentos.
Tanto a indicação, quanto a quantidade de suplementos deve ser avaliadas junto ao médico que acompanha o paciente para avaliar especificamente caso a caso.