Você está aqui
Home > Infectologista: O Especialista em Doenças Infecto-Contagiosas Entenda Quando é Necessário

Na Medicina a especialidade Infectologista é o médico que realiza o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por doenças infecciosas, parasitárias, causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microorganismos.

Todo dia 11 de abril, é representativamente comemorado o Dia do Médico Infectologista e para explicar melhor que a especialidade, explico aqui.

O que é um Médico Infectologista? O que ele faz?

A Infectologia é de fato uma ciência. Nela estudamos os problemas causados por patógenos que invadem o corpo humano e causam danos ao organismo, tais como bactérias, vírus, parasitas ou fungos.  O infectologista trabalha para identificar e indicar o melhor tratamento para cada um deles.

É também o infectologista o especialista preparado para como essas infecções são disseminadas no ambiente, podendo prevenir uma epidemia, por exemplo.
Quando necessário, irá prescrever ações que vão desde a administração de vacinas até mesmo à desinfecção de salas e equipamentos.

Quais as Doenças Tratadas na Infectologia?

O Infectologista trata de muitas doenças. Dentre os exemplos mais comuns que podemos aqui citar estão as gripes, meningite, abcessos cerebrais, hiv, aids, sinusite, bronquite, pneumonia, hepatite, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, infecções da pele e dos ossos e algumas doenças tropicais.

Infectologista: O Especialista em Doenças Infecto-Contagiosas Entenda Quando é Necessário

 

Assistindo desde o caso de uma gripe a tratar de doenças sexualmente transmissíveis, o infectologista trata todas as doenças transmissíveis 

Como é Realizado o Tratamento dessas Doenças?

Normalmente, o processo se inicia com o diagnóstico, este que nem sempre é fácil de ser obtido. Devemos analisar cada caso de forma bem e com foco específico para diagnosticar doenças. A partir do diagnóstico mais preciso possível, podemos prescrever os medicamentos ou até uma certa combinação deles, apropriados para combater a infecção viral, bacteriana, parasitária ou fúngica.

Assistir ao paciente é de fato de suma importância.  Isso durante o tratamento, para ajustar a medicação, caso seja necessário.

Quando devo Procurar o Infectologista?

Se está com uma infecção difícil de diagnosticar, ou que não está respondendo ao tratamento convencional ou é acompanhada de febre alta ou persistente, o infectologista deve ser acionado imediatamente?

 

Infectologista: O Especialista em Doenças Infecto-Contagiosas Entenda Quando é Necessário

Medicina do Viajante, Infectologista para Viagens e Prevenção

Para viagens é comum o viajante não se importar com saúde. Mas quando se vai viajar para o exterior, para um país ou local onde o risco de infecção para determinada doença é maior, como o caso da febre amarela, é de suma importância consultar um infectologista para preveni-las.

Temos também os pacientes com doenças pré existentes que necessitam certos cuidados especiais, podemos citar como  por exemplo:

  • portadores do vírus HIV,
  • hepatite B e C
  • e outras doenças infecciosas crônicas também são tratados pelo infectologista

O infectologista entra em ação ainda em surtos de determinadas doenças, como dengue ou H1N1.

 

O infectologista é o médico capacitado para recomendar a vacinação em massa, em caso de surto ou epidemias de doenças

Em Hospitais, Qual o papel do Infectologista?

Nos centros hospitalares, nosso papel é de atuar no Controle de Infecção Hospitalar.

Para reduzir os riscos de ocorrência de infecção hospitalar, todo hospital deve constituir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar*, que é responsável por uma série de medidas como o incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde; o controle do uso de antimicrobianos, a fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, etc.

A *CCIH tem o objetivo não somente de prevenir e combater a infecção hospitalar, mas também de proteger o hospital e o corpo clínico.

 

Top