Você está aqui
Home > Notícias > Hepatites > Conheça Quais São os Sintomas das Hepatites

Conheça Quais São os Sintomas das Hepatites

Sintomas das Hepatites
Compartilhe

Sintomas das Hepatites. Muitas pessoas conhecem a hepatite como sendo uma doença silenciosa, ou seja, que geralmente não apresentam nenhum sintoma que leve o paciente a desconfiar que há algo de errado em seu organismo.

No entanto, existem casos onde a doença pode manifestar alguns sintomas e requerem atenção. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os sintomas das hepatites.

A Hepatite

A Hepatite é uma doença inflamatória que afeta o fígado e pode ser desencadeada por diversas causas, não infecciosas como as auto-imunes ou medicamentosas, trans infecciosas e infecciosas. Dentre as infecciosas existem os vírus das hepatites A, B, C, D e E. A primeira e a última podem estar ligadas a ingestão de alimentos contaminados. Já os outros podem ser adquiridos por transmissão vertical (de mãe para filho durante a gestação) ou do contato com fluidos infectados.

Alguns tipos de hepatite como o C, por exemplo, podem ficar anos sem se manifestar no organismo humano, com isso, o paciente nem desconfia que pode estar convivendo com uma condição grave, além de poder transmitir para parceiros sexuais ou outras pessoas de seu convívio sem nem imaginar.

Causas da Hepatite

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

Com relação à causa, as hepatites podem se dividir em:

  • Hepatite trans infecciosas;
  • hepatites infecciosas;
  • Hepatite alcoólica;
  • Hepatite medicamentosa;
  • Hepatite autoimune;
  • Hepatite cardíaca ou circulatória;
  • Hepatite oncológica: isso pode ocorrer por inflamação direta causada pelo câncer, obstrução causada pelo tumor;
  • Hepatite obstrutiva: como as secundárias à obstrução de vias biliares.

Saiba mais sobre as causas de hepatite aqui.

Hepatite Aguda e Crônica

O tempo de inflamação da hepatite pode determinar se a condição é aguda ou crônica, com essa informação, é possível estabelecer o melhor diagnóstico e meio de tratamento do seu caso por um médico especialista. A hepatite é dividida em:

  • Hepatite aguda: quando o quadro dura menos que 6 meses.
  • Hepatite crônica: quando a doença dura mais de 6 meses.

Como Avaliar um Paciente com Hepatite

A avaliação de pacientes com hepatite se dá por meio de exames de sangue, exames de imagem como a ultrassonografia ou tomografia, exames de urina, biópsias do fígado ou elastografia hepática.

A condição pode ser descoberta quando o paciente se queixa de alguns sintomas ou durante um check-up de rotina. Por este motivo é importante manter uma frequência em suas consultas médicas para descartar ou tratar precocemente essa e outras doenças.

Sintomas das Hepatites

Quando apresenta sintomas, o paciente que possui hepatite pode se queixar de:

  • Colúria (urina escura);
  • Acolia (fezes claras);
  • Icterícia (pele e olhos amarelados);
  • Estes sinais e sintomas não são específicos de um tipo de hepatite. Na verdade, podem estar presentes em qualquer processo de lesão aguda intensa ao fígado.

Além disso, alguns sintomas inespecíficos também podem ser observados, tais como:

  • Prurido (secundário à icterícia ou às lesões de pele);
  • Mal estar geral;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Febre;
  • Rash (lesões vermelhas na pele).

Não ter sintomas não exclui o diagnóstico de hepatite aguda, mas na presença deles, o diagnóstico deve ser descartado.

Evolução da Condição

Quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente, as hepatites podem evoluir para quadros de fibrose, cirrose e até mesmo câncer no fígado.

As causas mais comuns derivam do vírus da hepatite, doenças autoimunes, outras infecções já existentes ou até mesmo por substâncias tóxicas como o álcool e certos medicamentos. Para mais informações consulte seu médico infectologista de confiança.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 27 de novembro de 2017 e Atualizado em: 21 de março de 2023


Compartilhe

Não tenha vergonha da HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

3 thoughts on “Conheça Quais São os Sintomas das Hepatites

  1. Tive hepatite com na infância e até hoje sinto mal em quase todo coisa que como principalmente doce e gorduras. Sinto dor de cabeça e enjoos

  2. Boa tarde Doutora Keila. Goataria de saber sobre a manifestação de icterícia em pessoas com hepatite b. Descobri a doença recentemente, mas nunca apresentei sintomas que me despertassem a desconfiança. Queria saber com quanto tempo de doença aparece a icterícia?

    1. A icterícia ou pele amarelada ocorre devido ao aumento da bilirrubina no sangue. Isso pode ocorrer quando existe alguma situação em que ocorre a obstrução das vias biliares, quando o fígado está agudamente machucado ou quando o fígado já está com bastante fibrose (cirrose hepática)
      Nas hepatites agudas, independente da causa pode ocorrer a ictericia devido ao lesionamento agudo do fígado.
      Na hepatite B, a maioria das vezes, não aparece os sintomas de fase aguda e por isso a icterícia pode não aparecer nessa fase. Nesse caso a não ser a hepatite B evolua com complicações, a icterícia não estará presente no quadro.

Deixe um comentário

Top