Você está aqui

Posso Ter HPV Novamente?

Ter HPV Novamente
Compartilhe

Ter HPV Novamente. A infecção pelo papiloma vírus humano é muito conhecida por causar verrugas genitais e aumentar as chances do paciente desenvolver certos tipos de cânceres relacionados aos órgãos genitais, boca e garganta. Algumas pessoas ainda acreditam que essa, assim como a catapora, é uma condição que se pega apenas uma vez.

No entanto, a apresentação clínica do HPV depende do estado imunológico do paciente e também do tipo de vírus pelo qual ele foi infectado, já que existem mais de 100 tipos de papilomavírus humano. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre se você pode ou não se reinfectar pelo HPV.

O HPV

O HPV, é uma condição causada pelo papiloma vírus humano e pode ser contraído principalmente por meio do contato sexual desprotegido, ou seja, sem o uso de preservativos. Além disso, o contato pele a pele, seja em qualquer região infectada, pode disseminar o vírus.

Atualmente, existem vacinas que funcionam como prevenção para alguns tipos de HPV, como por exemplo aqueles que causam verrugas genitais e são associados ao câncer cervical. Essa imunização é recomendada especialmente para jovens e antes do início da vida sexual.

Formas De Apresentação Do Papiloma Vírus Humano

Apresentação Latente

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

Ocorre quando as pessoas infectadas por HPV não desenvolvem qualquer lesão. Essa condição pode permanecer durante toda a vida. Apenas algumas pessoas podem, anos mais tarde, vir a expressar a doença com condilomas ou alterações celulares do colo uterino.

A única forma de se saber que existe a infecção nessas situações é por testes moleculares (detecção de material genético do vírus).

Apresentação Subclínica

Presença de lesões verrucosas ou não, tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Nesse caso o diagnóstico é feito por exames utilizando lupas, ou líquidos especiais que coram os locais de lesionados

Lesão Macroscópica

São lesões grandes o suficiente para serem vistas a olho nu. É a forma mais comum de apresentação verruga genital ou condiloma acuminado.

Como São As Verrugas Do Condiloma Acuminado

  • Superfície granulosa, únicas ou múltiplas;
  • Restritas ou disseminadas;
  • Cor da pele, eritematosas (avermelhadas) ou hiperpigmentadas (mais escuras que a pele);
  • Tamanho variável. As lesões maiores assemelham-se a “couve-flor” e as menores possuem aparência de pápula ou placa, podendo também ter aspecto filiforme;
  • Dependendo do tamanho e localização anatômica, podem ser dolorosas, friáveis (sangrantes) e/ou pruriginosas (coceira);
  • No homem, localizam-se na glande, sulco bálano-prepucial e região perianal;
  • Na mulher, encontram-se na vulva, períneo, região perianal, vagina e colo;
  • Menos frequentemente, podem estar presentes em áreas extragenitais, como conjuntivas, mucosa nasal, oral e laríngea.

Na maioria das vezes, os sintomas podem nunca aparecer ou só surgir meses ou anos após a infecção, e isso torna difícil saber quando ela aconteceu.

Posso Ter HPV Novamente?

Essa é uma pergunta muito frequente entre pessoas que já contraíram o papiloma vírus humano e a resposta é simples, sim. Quando uma pessoa é infectada pelo HPV, seu sistema imunológico geralmente cria uma resposta para combater o vírus e eliminar a infecção.

No entanto, isso não resulta em imunidade permanente contra todos os tipos de HPV. Isso significa que uma pessoa pode ser reexposta ao vírus e ser infectada novamente, mesmo depois de já ter tido uma infecção anterior.

Para saber mais sobre o HPV, continue navegando pelo nosso blog e não deixe de marcar uma consulta com seu médico infectologista de confiança.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 16 de abril de 2018 e Atualizado em: 26 de setembro de 2023


Compartilhe

Não tenha vergonha da HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

2 thoughts on “Posso Ter HPV Novamente?

  1. Bom dia Dra., há algo em que a pessoa possa fazer para ajudar o organismo a eliminar o vírus após o primeiro contato??Essa eliminação só é possível até os 06 primeiros meses do contato com o vírus ou pode ocorrer após? O Hpv oral por exemplo, sempre será transmissível? quais as formas de transmissão? Agradecido pela atenção.

Deixe um comentário

Top