Você está aqui
Home > Notícias > Osteomielite > Osteomielite crônica: o que é?

Osteomielite crônica: o que é?

Osteomielite crônica: o que é?
Compartilhe

Osteomielite crônica: o que é?

Qual é a diferença entre osteomielite aguda e crônica?

Não tem nada a ver com ter cura ou não. Essa classificação está relacionada com o tempo de evolução da infecção.

Osteomielite aguda:

Infecção recente do osso. Menos de 1 mês de infecção.

Osteomielite crônica:

Infecção com mais de um mês de evolução.

Apesar de pessoas com cirurgias ortopédicas, principalmente aquelas com alguma prótese ter maior risco de infecção do osso, ela pode ocorrer em qualquer pessoa, até mesmo em quem nunca fez cirurgia ortopédica.

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

Quando a infecção começa pouco depois da cirurgia no local da ferida cirúrgica, essa infecção pode ser mais fácil de diagnosticar, mas quando ela ocorre fora desse contexto, o diagnóstico pode ser desafiador.

Osteomielite tem cura?

Toda osteomielite tem cura.

Mas para isso, é necessário um trabalho em conjunto do médico Cirurgião e do médico Infectologista.

Se um não conseguir realizar bem o seu trabalho, o outro não conseguirá fazer o dele adequadamente e o prejudicado sempre será o paciente.

Existem 3 grandes pilares para se conseguir a cura da osteomielite:

  • Limpeza cirúrgica adequada;
  • Antimicrobiano adequado;
  • Quantidade de antimicrobiano adequada (tempo e dose corretos).

Para saber mais detalhes sobre o assunto lendo o artigo na íntegra em: Osteomielite: Saiba Mais Sobre Ela

 

 


Compartilhe

Não tenha vergonha da HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

16 thoughts on “Osteomielite crônica: o que é?

  1. Bom dia Dr eu com 10 mês que fiz uma cirurgia na tipia osso da minha perna nunca colou no lugar dos parafusos que e uma harte deu infecção o médico feiz a cirurgia e retirou os parafusos e agora tô entendendo tomano antibióticos vou mim cura

  2. boa tarde dra. meu filho contraiu osteomielite por infecção hospitalar numa cirurgia para correção de cifose.
    será que quando for retirado o material de síntese ele ficará curado da osteomielite?
    agradeço a sua resposta dra;

    1. Para cura da infecção deve ser realizado a retirada de todo o foco infeccioso e usar o antibiótico adequado pelo tempo adequado.
      Sugiro que se consulte pessoalmente com um médico infectologista ANTES do procedimento cirúrgico para que o infectologista e o cirurgião possam acompanhar o caso juntos.

  3. tive comeco de osteomielite crinica e fiz uma cilugia o medico passou um atibiotico pra eu tama eu tamei mais no local da cilugia esta com uma cor mei diferente preto o que significa isso

    1. Para emitir qualquer critério sobre o sei assunto em específico, precisaria te avaliar pessoalmente e ver os seus exames.

      Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  4. Realizei uma cirurgia de PTJ e estou em tratamento a 1 ano, depois de ter pego uma infecção estafilococos áureo, devido a uma necrose na ferida cirúrgica, fiquei 2 meses internada e estou tomando doxiciclina a 1 ano, minha médica me informou que só saberei se “deu certo” o tratamento após parar de tomar o remédio, estou com medo de para, e a infecção voltar, não existe nenhum exame para ver se a prótese está limpa e se a bactéria formou ou não biofilme?

    1. Boa tarde. Não consigo dar um parecer sem examiná-la pessoalmente. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  5. Dr, Keilla Boa Noite!
    A minha dúvida é se a banca examinadora do concurso pedir exames complementares consegui ver que já tratei desta doença, hoje não tenho mais nenhuma inflamação pois retirou a prótese que estava em rejeição e o osso já tinha colado pois já havia 10’ anos a fratura. O edital consta sim que é eliminatório osteomielite, agora tenho dúvida é se na data de exames a pessoa esteja com a doença ou se ela já tevi um dia.

  6. Já tratei de osteomielite crônica pelo fato de ter um prótese e ele foi retirada por ter dado rejeição depois de 10 anos, não sinto mais nada é não tenho nenhuma sequela. Posso ser eliminado de concurso público pelo fato de um dia já tive essa doença ?

  7. Ola Dra Keilla! Pesquisando sobre osteomielite na Internet conheci vc. Fiz uma cirurgia de plato tibial em 21/ 03/ 2017 (4 meses) e estou com 1 ponto aberto que sai um liquido amarelado. O exame de cultura deu bacteria Klebsiella pneumoniae. Devo retornar no ortopedista em 14/ 08. Devo me preocupar e ir antes ou devo marcar consulta contigo primeiro? ?

  8. quanto tem osteomiete cronica e trombose qual o tratamento a dequado para se trata..?

Deixe um comentário

Top